O Outro Lado do Paraíso: Julgamento de Duda tem revelação surpreendente e grandes surpresas

Por Wandreza Fernandes 

O Outro Lado do Paraiso - Duda (Globo/ Raquel Cunha)

Momento aguardado pelo público, o julgamento de Duda (Gloria Pires) em ‘O Outro Lado do Paraíso‘, previsto para ir ao ar a partir de segunda-feira, dia 22, revela muito mais do que sua inocência na acusação de assassinato do segurança Laerte (Raphael Vianna). 

Na audiência que tem a dupla Patrick (Thiago Fragoso) e Adriana (Julia Dalavia) como advogados de defesa, Duda não esperava passar por tantas emoções. Reviravoltas também não faltam. A sucessão de surpresas começa quando Patrick cede a palavra à colega Adriana. “O arrazoado final será feito pela minha colega nesse caso, Adriana Montserrat”, indica. Ao ouvir o sobrenome, Duda começa a se emocionar e tem a certeza de que está diante da filha. “Eu vou dar início ao arrazoado de defesa falando sobre a carga de preconceito que existe nesse caso”, segue Adriana. 

Neste momento chegam ao tribunal Henrique (Emílio de Melo), Jô (Bárbara Paz) e Natanael (Juca de Oliveira) para acompanhar o desempenho de Adriana em seu primeiro grande caso. O clima de desconforto e incredulidade aumentam quando eles ficam cara a cara com Elizabeth/Duda e constatam que ela está viva. Adriana também percebe a situação. 

O Outro Lado do Paraiso - Julgamneto de Duda (Globo/ Raquel Cunha)

Surpreendendo a todos, Duda, que até então se limitava a dizer em juízo que era inocente, levanta-se e anuncia. “Eu quero falar”. A defensoria ainda tenta, sem sucesso, suspender o depoimento. Mas a acusada recebe a autorização para seguir. Duda toma coragem e faz um relato emocionante relembrando sua trajetória. Ao recordar a explosão da lancha e outras passagens de sua vida, ela acaba reforçando as coincidências com a vida de Elizabeth. Adriana identifica os pontos em comum com sua própria história e afirma para o júri e todos os presentes: “Eu sei o seu nome. Senhor juiz, senhores jurados, senhores…eu sei o nome dessa mulher. É Maria Elizabeth Montserrat. Minha mãe”, anuncia ela, enquanto a plateia fica extasiada com a revelação. 

O Outro Lado do Paraiso - Patrick e Adriana (Globo/ Raquel Cunha)

A gravação da sequência aconteceu nos Estúdios Globo durante dois dias sob a direção de Mauro Mendonça Filho. Para ele, o julgamento de Duda provoca uma nova virada na história. “É um grande momento da trama. Aqui se inicia uma parte importante e essencial para a história. Temos ali toda a atmosfera e elementos dos grandes julgamentos, com a atuação da defesa e da acusação como em um grande ato teatral”, definiu. 

No cenário de 320 m2, concebido pelo cenógrafo Mauricio Rohlfs, o tribunal foi todo revestido de madeira. “Projetamos móveis exclusivos e montamos uma plateia para acomodar os personagens que acompanham a ação”, explicou ele. Além do elenco, 44 figurantes participam da cena que reproduz o julgamento. Detalhes como as luminárias, os processos, o malhete, conhecido popularmente como o “martelinho do juiz”, compuseram o ambiente. 

A emoção da gravação da cena contagiou o elenco que estava na plateia do júri. Do núcleo do bordel à alta sociedade de Palmas, todos estavam presentes à sessão conduzida pelo juiz Gustavo (Luis Melo). Ao final da cena, os colegas aplaudiram e vibraram com as atuações de Gloria Pires e Julia Dalavia. “Foi emocionante acompanhar as duas em cena. Me emocionei também. E, para a Clara, esse novo momento abre novas possibilidades. De repente, ela vai descobrir que ganhou uma mãe e uma irmã. A partir daí, vai se estabelecer uma nova relação entre as três”, adiantou Bianca. 

Para Gloria Pires, a sequência é responsável por resgatar a persona de Elizabeth. “É a oportunidade para que ela se reencontre com ela mesma, com sua vida, e ainda resgate a convivência com as filhas, algo que lhe foi tirado há muitos anos. Encaro como um novo começo para essa personagem. Pela primeira vez, ela tem em mãos o quebra-cabeça de sua própria vida. Muitas emoções estão por vir”, apostou Gloria. Julia Dalavia, que interpreta a advogada Adriana, contou que estudou bastante os termos jurídicos falados durante a cena. Também chegou a assistiu à algumas audiências no fórum no Rio de Janeiro para se familiarizar com a situação e estudou o gestual dos profissionais. O pai Fernando, que também é advogado, a acompanhou neste processo. “É um misto de emoções. A parte técnica, a entonação dos termos, com o emocional e a descoberta, em pleno tribunal, de que ela está de frente para a própria mãe, que acreditava estar morta”, enumerou. 

Já Thiago Fragoso, intérprete de Patrick, é veterano nos tribunais da ficção. O ator conta que a temática também o atrai e buscou referências em séries para se preparar. “Já interpretei muitos outros advogados, mas nenhum outro com uma atuação tão enfática em tribunal como o Patrick. Acho fantástica esta atmosfera e o modo como o Maurinho (Mauro Mendonça Filho) conduziu a cena com bastante realismo”, afirmou. Na trama, o advogado é o único que conhece a verdade sobre Duda ser mãe de Clara. Durante o julgamento, ele fica pasmo quando conclui que Adriana e Clara são irmãs. “Será um julgamento movimentado”, brincou. 

Outra surpresa é o retorno do personagem Renan (Marcello Novaes), previsto para a sequência do capítulo que vai ao ar na terça-feira, dia 23. 

O Outro Lado do Paraíso - Renan (Globo/ Raquel Cunha)

Convocado por Adriana como testemunha-chave, Renan vai a Palmas para depor a favor de Beth e provar que está vivo. Na história, acreditava-se que ele havia morrido após cair da escada de seu apartamento durante uma discussão com Beth. “Achei maravilhoso voltar em grande estilo, num evento que sacode a história, e ainda ter a oportunidade de trabalhar novamente com a Glorinha (Pires)”, comemora. Durante o período em que era apenas espectador, o ator conta que acompanhava a novela diariamente e torce para que Renan tenha um “revival” com Beth. “Ele gosta dela e vai incentivá-la a voltar a desenhar os croquis. Há muita coisa que ficou no passado e que precisa ser resolvida. Renan era um bom vivant, mulherengo, mas essa mulher despertou nele uma paixão. Acho que ele vai lutar por isso novamente”, prevê. 

As cenas estão previstas para ir ao ar a partir de segunda-feira, dia 22. ‘O Outro Lado do Paraíso’ é uma obra escrita por Walcyr Carrasco, com direção artística de Mauro Mendonça Filho e direção geral de André Felipe Binder.

Fonte:

Comentários

Unknown disse…
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏