Gloria Pires será homenageada no 17º Festival de Cinema de Lima no Peru

Festival acontece entre os dias 9 à 17 de Agosto
Por Memorial Gloria Pires

Alexsander Payne (Diretor norte-americano), Gloria Pires (Atriz brasileira) e Élide Brero (Atriz peruana) serão os homenageados do 17º Festival de Cinema de Lima.

Durante o 17º Festival de Cinema de Lima, haverá três homenagens a personalidades importantes da indústria cinematográfica como o diretor Alexander Payne, e as atriz Gloria Pires e Élide Brero.
Alexsander Payne, ganhador de dois Oscars da Academia e referência importante do cinema americo, estará na capital do Peru antes do lançamento comercial nos Estados Unidos de seu filme mais recente, 'Nebraska'. Além disso, haverá a exibição de quatro dos seus filmes para trazer o público para o seu trabalho e também participará de um seminário sobre o cinema independente americano.
Por outro lado, a presença de Gloria Pires será lembrada em dois de seus filmes: 'Flores Raras' (2013) e 'É proibido fumar' (2009), que serão exibidos durante os nove dias do Festival. Gloria Pires participou de inúmeras produções cinematográficas de seu país a partir da década de 80 como 'Índia, a Filha do Sol' de Fábio Barreto, 'O Guarani' de Norma Bengell e 'Lula, o Filho do Brasil' também de Fábio Barreto
Élide Brero irá receber uma homenagem que reconhece sua carreira no cinema. A atriz já atuou em vários filmes como 'Caídos do céu' do peruano Francisco Lombardi, 'Somos Todos Estrelas' de Philip Degregori e 'Casadentro' em 2012, apresentado no Festival de Cinema de Lima.
Élide participou de inúmeras produções para a televisão e recebeu a Medalha Civic pelo Município de Miraflores, em reconhecimento do seu trabalho no campo da arte e da literatura.
Sobre o Festival


Festival de Lima, também conhecido como "Encontro Latino-americano de Cine de Lima", é um festival de cinema convocado anualmente pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). Seu nome inicial foi "Festival ELCINE". Desde a edição de 2007 tem como nome oficial Festival de Lima, Encontro Latino-americano de Cinema.
A primeira edição aconteceu em 1996 no Centro Cultural da PUCP, no San Isidro, em Lima, o qual continua sendo a sede principal do festival. O nome original foi "Festival ELCINE", e foi concebido como um "Encontro Latino-americano de Cinema". Com o correr dos anos e o crescimento do festival, a sua tradicional sede do Centro Cultural da PUCP se somaram as salas da cadeia Cineplanet, assim como diversos auditórios e centros culturais de Lima.
O festival se apresenta na primeira quinzena de agosto de cada ano. É o principal evento cinematográfico do Peru e um dos acontecimentos mais importantes no calendário cultural limenho. Em poucos anos tem se destacado entre os festivais mais importantes da América Latina e é um evento de referência para o cinema da região. Tem permitido impulsionar e tornar conhecido o trabalho de vários diretores peruanos, como Claudia Llosa e Josué Méndez, além de difundir o cinema latino-americano no Peru, geralmente pouco exibido neste país por falta de distribuição.
Junto aos filmes concorrentes, são exibidos mostras paralelas com filmes de todas as partes do mundo, assim como homenagens a diversos personagens da indústria cinematográfica.
Os dias do festival oferecem também uma intensa atividade cultural que inclui classes magistrais, conferências, apresentações de livros, exposições de arte entre outros.
Para maiores informações acessem os links referenciados abaixo. (MGP)

Fonte:
Wikipédia

Comentários