Bruno Barreto volta aos anos 50 para tratar de perdas em 'Flores Raras'

Roberta Pennafort / RIO

Tarde em Copacabana. Numa ruazinha transversal à praia, quatro carros dos anos 50 enfileirados junto à calçada chamam a atenção para um prédio de fachada art déco. Quem passa saca o celular para fotografar os automóveis, todos muito bem conservados. Da janela, velhinhas observam o vaivém de técnicos, produtores e figurantes.


O frisson aumenta quando Gloria Pires sai de um dos dois trailers camarins estacionados logo adiante. Cabelos em coque, conjunto safári creme e lenço no pescoço, ela está vestida de Lota de Macedo Soares (1910-1967), protagonista, com a poeta norte-americana Elizabeth Bishop (1911-1979), do novo filme de Bruno Barreto, 95% falado em inglês, o idioma entre as duas. 

O título atual é Flores Raras, mas o diretor preferia A Arte de Perder. Ambos são extraídos de poemas da escritora, que veio ao Brasil a turismo em 1951 para passar poucos dias e acabou vivendo por aqui 15 anos de amor - entre Rio, Petrópolis e Ouro Preto, que viraram locações do filme. 
"As pessoas acham que ninguém vai querer ver um filme sobre perda. Espero que consiga convencer os distribuidores", conta Bruno, para quem Flores Raras remete a livros de botânica. "Acho que todo mundo lida com perdas. Essa é a questão central do filme, não estamos fazendo uma cinebiografia." 

A ideia é fazer com que as fragilidades das duas personagens fiquem nítidas na tela. Quando se conhecem, em Nova York, Lota é a centrada, extrovertida, empreendedora, provedora, controladora. Mas a mulher que projetaria o Parque do Flamengo, obra fundamental na história urbana do Rio, acaba perdendo a saúde (tem uma arteriosclerose precoce), a sanidade e a vida (se mata em 1967, já sem seu amor). 

Por outro lado, Elizabeth, alcoólatra, frágil, tímida, de trajetória errante pelo mundo e bagagem familiar pesada (perdeu o pai criança, a mãe foi internada num manicômio), ela, sim, uma suicida em potencial, sobrevive por conseguir lidar melhor com suas dores, na leitura do diretor. É no Brasil, com Lota, que ela vive pela primeira vez na vida uma certa estabilidade emocional e financeira. 

Em Copacabana, a cena era simples: Lota e Elizabeth, vivida pela atriz australiana Miranda Otto, conhecida pelo blockbuster O Senhor dos Anéis, chegam de jaguar à garagem do prédio em que moram. Em seguida, um figurante fortão traz Elizabeth nos braços, de porre, e a entrega a Lota. 

É uma fase já de desmoronamento da relação das duas: de volta da casa em que viviam na Serra Fluminense, onde ambas desfrutavam de liberdade e experimentaram uma explosão criativa, chegam a um bairro populoso e cheio de bares, um campo minado para Elizabeth, que se sentia negligenciada por conta da grande dedicação ao trabalho da companheira. 

"As duas eram de personalidade muito forte e complementar, e tinham uma vida reservada. Lota não usufruiu da celebrização que adquiriu com o Parque do Flamengo, porque, pelo fato de ser homossexual, queria ter a sua privacidade", avalia Gloria, que se enterneceu pelo papel quando filmava O Quatrilho (1994), de Fábio Barreto, irmão de Bruno. Bastou ler Flores Raras e Banalíssimas (Rocco), de Carmen de Oliveira, sobre o casal. 

A produtora Lucy Barreto, mãe dos dois, comprou os direitos sobre o livro em 1997. De lá para cá, foram muitas as dificuldades para se conseguir patrocínio. Até este momento, por conta da questão homossexual, não apareceram muitos interessados, apesar de se tratar de um diretor de filme indicado para o Oscar (O Que É Isso, Companheiro?, de 1997) e dono da segunda maior bilheteria do cinema brasileiro (Dona Flor e Seus Dois Maridos, de 1978), e de uma atriz que levou 10 milhões de pessoas aos cinemas com os dois Se Eu Fosse Você. 

"Isso é surreal", diz Gloria. "As leis de patrocínio precisavam ser revistas. O Estado tinha que arrumar uma forma de produzir filmes relevantes para a história do País." O orçamento é de R$ 13 milhões e já foram captados R$ 9 milhões, nenhum centavo com patrocinadores privados. "A homossexualidade é uma questão muito íntima, e talvez a feminina seja mais difícil de a sociedade aceitar, porque se espera da mulher, mais do que do homem, um comportamento segundo a ‘moral e os bons costumes’. O Segredo de Brokeback Mountain não chocou tanto", analisa o diretor. 

 Bruno entrou no projeto em 2004, ao ver a poetisa ser interpretada por sua ex-mulher, Amy Irving, num teatro de Nova York. Era a peça Um Porto para Elizabeth Bishop, de Marta Góes, sucesso no Brasil com Regina Braga. Ele quer estrear o filme no próximo festival de Berlim, em fevereiro de 2013.

Fonte:
Estadão 

Comentários

Anônimo disse…
It's in point of fact a great and useful piece of information. I'm
happy that you shared this useful info with us. Please
stay us informed like this. Thank you for sharing.
Feel free to surf my homepage cigarettes online
Anônimo disse…
I'm not sure exactly why but this blog is loading extremely slow for me. Is anyone else having this problem or is it a problem on my end? I'll check back later on and see if the problem still exists.
Here is my webpage high blood pressure symptoms
Anônimo disse…
Thanks , I've just been searching for info approximately this subject for ages and yours is the greatest I have came upon till now. However, what in regards to the conclusion? Are you sure about the supply?
Also visit my homepage :: to have
Anônimo disse…
Great delivery. Solid arguments. Keep up the great work.
Here is my web site bostaditurkiet.net
Anônimo disse…
Just wish to say your article is as astonishing. The clearness to your post is simply nice and that i could suppose you're a professional in this subject. Well along with your permission let me to take hold of your RSS feed to stay updated with forthcoming post. Thank you 1,000,000 and please carry on the enjoyable work.
Check out my web-site : http://propertyinturkeyforsale.net
Anônimo disse…
What's up everyone, it's my first go to see at this site, and post is actually
fruitful for me, keep up posting these types of content.
Visit my website - Boliger i Tyrkia
Anônimo disse…
My partner and I absolutely love your blog and find many of your post's to be exactly what I'm looking for.
Does one offer guest writers to write content available for you?
I wouldn't mind composing a post or elaborating on some of the subjects you write related to here. Again, awesome weblog!
Here is my blog post :: asuntoturkista.net
Anônimo disse…
Thank you for every other wonderful article. Where else may just anybody get
that kind of info in such an ideal method of writing? I've a presentation next week, and I'm
at the search for such info.
Look into my blog post ; Koti Antalyasta
Anônimo disse…
What a stuff of un-ambiguity and preserveness of precious familiarity about unexpected feelings.
Feel free to visit my homepage Feriebolig Bodrum
Anônimo disse…
Hi there to every body, it's my first pay a visit of this weblog; this blog contains awesome and really fine data in support of readers.
My web page Apartments in Bodrum
Josué Palácios disse…
Thanks for visiting, come again!
Anônimo disse…
Thanks very nice blog!
Also visit my web page ... http://immobilienalanya.net
Anônimo disse…
Woah! I'm really digging the template/theme of this blog. It's simple, yet effective.
A lot of times it's difficult to get that "perfect balance" between superb usability and visual appearance. I must say you have done a very good job with this. Also, the blog loads very quick for me on Opera. Exceptional Blog!
Also visit my weblog - get rid of pimples